segunda-feira, 28 de março de 2011

Escotismo em Santa fé do Sul

O Escotismo foi introduzido no Brasil em 1910, por intermédio de marinheiros e oficiais da Marinha, que trouxeram consigo uniformes escoteiros e o interesse de semear o movimento escoteiro no Brasil, porém, só veio a ganhar amplitude nacional com a fundação, 1924, no Rio de Janeiro, da UEB – União dos Escoteiros do Brasil, que começou o processo de unificação dos diversos grupos e núcleos escoteiros dispersos no país. Trabalho que só foi consolidado por completo em 1950.
Em Santa Fé do Sul o Grupo Escoteiro Recanto das Águas existe a 3 anos, e são realizado atividades todos os sábados das 14:30 as 17:30 da tarde na Escola Municipal Agnes Rondon Ribeiro, e as vezes realizamos algumas atividades cedo, mas o horário e o local  é determinado pelo Chefe da Tropa.
Existem 3 tropas em Santa Fé do Sul que são: Os Lobinhos que são crianças de 7 a 10 anos de idade, Os Escoteiros que são jovens de 11 a 14 anos e os Sêniors que são jovens de 15 a 17 anos. E cada tropa tem um ou mais Chefes que são as pessoas que ficam encarregadas de realizar as atividades com os grupos.
Essa é um pouco da história do escotismo no Brasil e como ele funciona em Santa Fé do Sul....


Depois dessa postagem iremos falar mais sobre a Tropa Sênior de Santa fé do sul e as suas atividades realizadas....

domingo, 27 de março de 2011

Origem do Movimento Escoteiro

O Movimento Escoteiro que reúne milhões de pessoas de ambos os sexos, de diferentes idades, credos, países e cor, teve seu primórdio na Inglaterra.Seu fundador, Robert Stephenson Smith Baden Powell, B.P., durante a Guerra de Transwall (1899), África do Sul, como militar teve um desempenho não só de repercussão histórica, como também de consequências imprevisíveis, ao defender a pequenina cidade de Mafeking.
 Dispondo de poucos homens, organizou e formou equipes de meninos locais em diferentes serviços auxiliares, como estafetas, padioleiros, sinaleiros, ciclistas, etc.
Regressando, mais tarde, para Inglaterra, B.P. ao observar os rapazes de Londres, procurou dar-lhes uma vida oposta a que, então levavam, dar-lhes uma vida de homens cumpridores do dever, homens de responsabilidades. Estruturou em consequência, um programa de atividades para jovens que, ao lado de ser passatempo, era também, plasmador de caráter.
Em 1907 pôs em prática a primeira experiência de seu método. Na ilha de Browsea, perto de Portsmouth, Inglaterra, realizou o primeiro acampamento escoteiro. Das observações tiradas desse acampamento e de outras atividades realizadas, escreveu o livro "Scouting For Boys".
Nesse livro foram traçados programas e objetivos do escotismo que são conservados e praticados até os nossos dias.
O movimento escoteiro forma uma fraternidade ao ar livre e de serviço ao próximo. Ele não é apenas uma Fraternidade, mas uma Alegre Fraternidade com a Camaradagem dos Acampamentos, o Uniforme e suas Cavernas ou Locais de reunião pelo mundo inteiro.